INTRODUÇÃO:
O Senhor é bom o tempo todo, mais a bíblia diz que os pensamentos de Deus nem sempre são os nosso pensamentos. O próprio Senhor endureceu o coração de faraó e o livramento da escravidão que parecia ter acontecido na verdade estava apenas começando. A alegria do povo de Israel acabaria se tornando em murmuração e incredulidade. Como nos dias em que vivemos onde se não tomarmos cuidado acabaremos se perdendo no meio do caminho. E com isso anularmos a morte de Jesus por causa de uma mentalidade de escravo que prefere retroceder do que marchar e atropelar toda e qualquer circunstancia que queria atrapalhar a conquista nas nossas vidas.
- A morte de Jesus marca o final do tempo da vergonha e da escravidão e o início do tempo da nova identidade da libertação:
Jesus morreu na cruz para sermos libertos da escravidão do pecado e para assumirmos a nossa identidade de filhos e filhas de Deus. Não podemos ter um mente antiga e sendo livres pensarmos que somos escravos ainda. Do que vale a morte de Jesus então?
Não podemos deixar que as circunstâncias nos abalem:
No verso 8, triunfo o povo liberto da escravidão de faraó. No verso 10, desespero total porque descobriram que os egípcios se arrependeram de deixá-los ir embora e estavam chegando com numeroso exército. O maligno não está satisfeito com a sua atitude de estar na presença de Deus ele vai querer soltar uma carta da manga para tentar pegar você de volta.
Se não tivermos uma mente liberta da escravidão ,continuaremos sendo escravo do maligno. Devemos ter a mente de Cristo (1 Coríntios 2:16)
Porém, o povo de Israel tendo ainda a mentalidade de escravos, estava retrocedendo. Algo parecido ocorre com os crentes hoje em dia quando passam por adversidades. É como se o sacrifício de Jesus na cruz perdesse o significado e as pessoas retrocedem e voltam para o mundo em situação até pior do que antes.
Aquela mentalidade de escravos levou os israelitas a murmurar contra Deus: e até se rebelar conforme os versos 11 e 12. Queridos, não tenho dúvidas de que aqueles israelitas estavam prontos a implorar aos egípcios a chance de voltar a serví-los pelo resto de suas vidas.
Moisés tinha a mente de uma pessoa que já havia sido liberta: Ele não foi criado para ser escravo. O Senhor agiu a fim de que o libertador de Israel fosse criado junto aos nobres do Egito (Êxodo 2:10) para que aprendesse a pensar como uma pessoa liberta. Depois, fez com que ele fosse viver no deserto e aprendesse a viver e pensar como um pastor. Esta mentalidade de uma pessoa livre, é demonstrada por Moisés nos versos 13 e 14. Enquanto os “escravos” estavam aterrorizados, Moisés declarava para o povo: Não tenham medo, fiquem firmes e vejam o livramento. O Senhor lutará por vocês; tão somente acalmem-se.
CONCLUSÃO:
A pior coisa na vida de uma pessoas é ser Livre em Cristo, mas continuar com a mentalidade de escravo. Você precisa rejeitar a mentalidade da escravidão e tomar posse da sua identidade como filho de Deus.
O Pior erro na vida de uma pessoa que se converte ao cristianismo é entrar dentro de uma bolha e ficar ali parado lendo a bíblia e orando e não se preocupar em buscar conhecimento, fazer uma faculdade, um curso aprimorar suas faculdades mentais e intelectuais. O povo de Deus irá ser prospero quando aprender a absorver do mundo somente aquilo que promove a prosperidade em sua vida e família sem quebrar os princípios de Deus.
Ex: pessoas que são escravos do medo, vícios, insônia, complexo de inferioridade, Baixa auto estima, incredulidade, pessoas que oscilam na fé , que abandonam a Cristo. e etc. Se você já recebeu a libertação em Cristo Jesus, não aceite ter mente de escravo.